Anuncio1

Últimas Nótícias

Estudantes reclamam de acesso às provas do Exame de Ordem da OAB

Segundo FGV, responsável pelo exame, provas estão no ar desde quinta (9).
Para OAB, prazo para recurso terá de ser prorrogado pela 4ª vez.

Fonte: G1, em São Paulo

Apesar da divulgação pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (9) de que as provas dos estudantes que fizeram o Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estavam disponíveis na internet, candidatos afirmam nesta sexta-feira (10) que não conseguem acessar as próprias provas. A FGV aplicou o exame da Ordem pela primeira vez.



A prova prático-profissional do exame da OAB teve 12.634 candidatos aprovados no país, 11,8% do total de 106.941 inscritos.

Felipe Mutti, de 24 anos, é um dos candidatos que não tenta desde a quinta-feira acessar a própria prova, mas não consegue. O estudante disse que chegou a entrar no sistema na manhã desta sexta-feira, mas a prova dele corrigida não estava lá.

“Na última vez que entrei, a FGV ainda não tinha liberado um novo espelho. Eles prometem prazo e não cumprem. Era melhor ter deixado em aberto, porque tudo isto gera muita insegurança”, afirmou. Mutti disse que não foi aprovado por apenas um ponto e que pretende entrar com recurso.

O presidente da Comissão Nacional do Exame da OAB, Walter Agra, disse que a OAB cobra soluções da FGV. Segundo Agra, os alunos não podem ser penalizados por esta falha. “Não dá para começar a contar o prazo da interposição do recurso só quando o sistema estiver normalizado”, afirmou.

A divulgação foi feita depois de uma série de reclamações de estudantes que disseram que o fato de não saberem como suas provas foram corrigidas, impedia argumentos mais objetivos em um possível recurso.

De acordo com o edital, os estudantes têm três dias úteis para entrar com recurso, a contar do momento que têm acesso à correção das provas. Na quinta-feira, a FGV afirmou que os candidatos teriam até domingo (12) para interpor os recursos. Desde a divulgação do resultado do exame, na segunda-feira (6), o prazo já teve de ser prorrogado três vezes.
Outro problema registrado nesta etapa da prova foi um gabarito com erros na somatória dos pontos divulgado pela FGV. De acordo com a Fundação, a falha foi solucionada, e não afetou o resultado da avaliação.

Na quarta-feira, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, chegou a divulgar nota oficial em que determinava à FGV que fizesse a recorreção das provas devido a erros na divulgação dos espelhos de correção. Nesta quinta-feira, a assessoria de imprensa de Cavalcante afirmou que ele havia desistido do pedido de recorreção após a FGV explicar que a falha não influenciou no resultado do exame.

O G1 informa que entrou em contato com a FGV na manhã e início da tarde desta sexta-feira (10) e com a assessoria da presidência da OAB e aguarda retorno.

Nosso Comentário:

É preocupante a taxa de aprovação da OAB e cabe questionamentos: Será que a prova realmente estava fora do universo jurídico ou o resultado é um mapeamento verdadeiro da qualidade dos bacharés recém-formados?

Sinceramento há algum tempo faço questionamentos sobre os numerosos cursos oferecidos em sua maioria por Faculdades Privadas, e em particular para os cursos de Medicina, Direito, Administração, Arquitetura e Contabiliadde. Esses cursos são os mais procurados pelos jovens e muitas vezes as Faculdades dispõem dos cursos mas não oferecem uma retaguarda necessária para formar bons profissionais. O Ministério da Educação e Cultura (MEC), deve fiscalizar todos os cursos superiores no país e verificar estruturas como laboratórios, corpo docente, bibliotecas, os dicentes e por fim, avaliar a viabilidade e competência dessas instituições em levar esses cursos adiante, para não termos no futuro graduados sem o conhecimento devido exercendo suas porfissões 

Postado por: Renato Melo

5 comentários:

  1. EXAME OBRIGATÓRIO: NOVO VESTIBULAR E NOVO SISTEMA DE CASTAS (RESERVA DE MERCADO) PARA QUE TODOS EXERÇAM SUAS PROFISSÕES

    POR MNBD-RJ

    Os LÍDERES (RICARDO E FÁBIO FONSECA) do chamado Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito no Rio de Janeiro, que responde pela sigla MNBD-RJ, sendo este um movimento cívico que visa à extinção do Exame da OAB, por entender que este exame é inconstitucional e injusto, (cont.) no site NetLegis - http://www.netlegis.com.br/indexRJ.jsp?arquivo=detalhesArtigosPublicados.jsp&cod2=2428

    ResponderExcluir
  2. Portanto, é importante a participação de todos os bacharéis e simpatizantes da causa, juntos nos litisconsortes pelo fim do Exame da OAB, como por exemplo neste último:

    17º ROL - LISBOA/PORTUGAL, MADRI/ESPANHA, CAMPINAS/SP, SÃO GONÇALO/RJ, PASSOS/MG, ALTO ARAGUAIA/MT, SÃO LUÍS/MA, JOÃO PESSOA/PB. DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

    ResponderExcluir
  3. Uma mensagem a todos os membros de MNBD-RJ

    O NOSSO LEMA DEVE SER QUE NEM O DOS TRÊS MOSQUETEIROS - UM POR TODOS E TODOS POR UM. POR ISSO DEVEMOS DIVULGAR A SITUAÇÃO VIVIDA PELA NOSSA AMIGA DA REDE SOCIAL DO MNBD-RJ E TAMBÉM DE PROFISSÃO, ALESSANDRA, QUE ESTÁ IMPEDIDA DE EXERCER A PROFISSÃO, MESMO SENDO INSCRITA NA OAB. NÓS DO MOVIMENTO ESTAMOS ABRINDO ESPAÇO PARA ESTES CASOS E NO QUE FOR POSSÍVEL IREMOS SEMPRE AJUDÁ-LOS. CONTE COM O NOSSO APOIO. DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

    ABUSO DE PODER DA OAB/MG.

    Postado por Alessandra L.M.Monção Brum em 13 dezembro 2010 às 10:17

    ResponderExcluir
  4. Uma mensagem a todos os membros de MNBD-RJ

    ESCÂNDALO - PROVA DA OAB - CORREÇÃO - DESABAFO DE PROFESSOR

    Não caia nesta esparrela.

    O Superman da OAB, que para mim não passa de um Judas Iscariotes, somente agora se manifesta, e de forma inadequada, pois o exame é inconstitucional.

    Anexamos a este vídeo o depoimento dele quando há três anos iniciamos a peregrinação pelo fim deste exame, visto o prejuízo causado a meu filho (único exame) e a outros bacharéis (vários exames).

    Observe que o Superman da OAB ou Judas Iscariotes, jamais deixa de fazer merchandising de seu produto, o cursinho preparatório.

    Esta encenação é apenas o que ele classifica como avidez por dinheiro, o que certamente sente que está prestes a perder.

    Se hoje estamos nesta situação é por nossa culpa exclusiva, pois não há ninguém inocente, e a grande maioria insiste em fazer o exame.

    Se aprovado, muda de opinião; se reprovado corre para Internet e reclama, dizendo muita besteira a respeito deste movimento.

    Alguns se dizem membros atuantes outros nos criticam por ainda não ter tido êxito nesta luta. Pessoas assim, como o Superman da OAB merecem é muita porrada.

    Gostaria apenas de lembrar-lhes que a atual estrutura que utilizamos tem um custo que somente eu suporto, e que se todos examinassem minuciosamente a nossa Rede Social saberiam que jamais deixamos de lutar, pondo em risco a própria saúde.

    Ricardo Pinto da Fonseca

    DIVULGUEM ESTA MENSAGEM - CADASTRE-SE NO MNBD-RJ PARA PARTICIPAR DO BATE-PAPO ON-LINE E ORGANIZAR PROTESTOS PÚBLICOS, E AINDA GANHE UMA PÁGINA NA WEB, ISSO TUDO FORTALECERÁ A NOSSA LUTA http://mnbdrj.ning.com/

    ResponderExcluir
  5. Uma mensagem a todos os membros de MNBD-RJ

    TRF - 5ª REGIÃO DECLAROU O EXAME DA OAB INCONSTITUCIONAL. É O PRIMEIRO TRIBUNAL A DECIDIR FAVORAVELMENTE EM RELAÇÃO AOS BACHARÉIS.

    DIVULGUE ESTA MENSAGEM - CADASTRE-SE NO MNBD-RJ PARA PARTICIPAR DO BATE-PAPO ON-LINE E ORGANIZAR PROTESTOS PÚBLICOS, E AINDA GANHE UMA PÁGINA NA WEB, ISSO TUDO FORTALECERÁ A NOSSA LUTA http://mnbdrj.ning.com/

    ResponderExcluir