Anuncio1

Últimas Nótícias

Do fundo do Bau: O dia em que um senador brasileiro calou a boca dos americanos sobre a Internacionalização da Amazonia



Do Baú: O dia em que um brasileiro com sua sabedoria calou a boca dos americanos, as palavras foram tão profundas que o debate teve que ser encerrado.






Vejam o que pensam os países "desenvolvidos" quando o assunto é Amazônia.  Vejam também o discurso em texto da resposta de Cristovam Buarque a um estudante universitário americano após ser questionado sobre o que ele pensava da internacionalização da Amazônia. A resposta de Cristovam nos enche de orgulho como exemplo de brasileiro sábio, educado e acima de tudo patriota. Esse discurso entrou para a historia como um dos cem melhores discursos de brasileiros no mundo. 


Veja o que já foi dito por entidades e líderes mundiais sobre a Amazônia:




"Se os países subdesenvolvidos não conseguem pagar suas dívidas, que vendam suas riquezas, seus territórios e suas fábricas".(Margaret Thatcher, Primeira-Ministra da Inglaterra, Londres, 1983.);

"Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós".(Al Gore, Vice-Presidente dos Estados Unidos, Washington, 1989.);

"O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia". (François Mitterrand, presidente da França, Paris, 1989.);

"O Brasil deve delegar parte de seus direitos sobre a Amazônia aos organismos internacionais competentes".(Mikhail Gorbachev, chefe do governo soviético, Moscou,1992.);

"As nações desenvolvidas devem estender o domínio da lei ao que é comum a todos no mundo. As campanhas ecológicas internacionais que visam à limitação das soberanias nacionais sobre a região amazônica estão deixando a fase propagandistica para dar início à fase operativa, que pode definitivamente ensejar intervenções militares diretas sobre a região". (John Major, Primeiro-Ministro da Inglaterra, Londres, 1992.);

"A liderança dos Estados Unidos exige que apoiemos a diplomacia com a ameaça da força". (Warren Cristopher, Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Washington, 1995.);

"Os países em desenvolvimento com imensas dívidas externas devem pagá-las em terras, em riquezas. Vendam suas florestas tropicais". (George W. Bush, candidato à presidência dos Estados Unidos, em debate com Al Gore, Washington, 2000).

"A Amazônia deve ser intocável, pois constitui-se no banco de reservas florestais da humanidade." (Congresso de ecologistas alemães, Berlim, 1990.);

"Só a internacionalização pode salvar a Amazônia". (Grupo dos Cem, cidade do México, 1989.);

"A Amazônia é patrimônio da humanidade. A posse desse imenso território pelo Brasil, Venezuela, Colombia, Peru e Equador é meramente circunstancial". (Conselho Mundial das Igrejas Cristãs, Genebra, 1992.);

Há comerciais institucionais transmitidos pela televisão do primeiro mundo, inclusive a CNN, onde a repórter Marina Mirabella mostra as maravilhas da fauna e da flora amazônicas para, em seguida, apresentar cenas de devastação, sujeira e imundície, e concluir: "São os brasileiros que estão fazendo isso! Até quando? 


George W. Bush – Ex-Presidente do EUA

"O que isso nos concede - nossa riqueza, nossa boa economia, nosso poder trazem com isso obrigações especiais para com o resto do mundo?!. Sim. Tome, por exemplo, a dívida do Terceiro Mundo. Eu penso que nós devemos perdoar esta dívida sob certas condições. Eu penso, por exemplo, se nós estamos certos que o país do Terceiro Mundo que adquire um grande endividamento se reformaria, que o dinheiro não pararia na mão de poucos, mas ajudaria pessoas, então eu acho que faz sentido para nós usar nossa riqueza desta forma".
"Ou você troca dívida por regiões valiosas de floresta tropical? Isso faz algum sentido. Sim, nós temos uma obrigação com o mundo, mas nós não podemos ser tudo para todos. Nós podemos apoiar unificações, mas nós não podemos pôr nossas tropas por todo o mundo. Nós podemos emprestar dinheiro, mas nós temos conseguido fazer isso sabiamente. Nós não deveríamos emprestar dinheiro para funcionários públicos corruptos. Então, nós conseguimos estar protegidos em nossa generosidade.."



Resposta de Cristovam Buarque ao estudante americano, quando questionado o que ele achava como humanista e não como brasileiro sobre a internacionalização da Amazônia.

Cristóvam Buarque


De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.

Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a Humanidade.
Se a Amazônia, sob uma ótica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço.

Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um pais. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrarias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.

Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um pais.
Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza especifica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

Nos seus debates, os atuais candidatos a presidência dos EUA tem defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da divida. Comecemos usando essa divida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de ir a escola. internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazônia.

Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa.


Nosso Comentário:

Eu sei que o Brasil não cuida da Amazônia como deveria, também é triste ver nossas matas virando cinzas, dando espaço para o gado, mas quem são os Estados Unidos e a Europa para nos dar lição de moral referente a desmatamento. A Europa exterminou suas florestas assim como os EUA e boa parte das emissões de gases tóxicos são os chamados países "desenvolvidos" que emitem e que  se recusam a assinar protocolos internacionais de redução dessas emissões, alegando que quebrariam suas indústrias. Essas nações nos querem jogar toda culpa, concordo que erramos, mas é preciso olhar primeiro para dentro de casa para depois julgar a casa dos outros.


Por Renato Melo


*********************************************************

29 comentários:

  1. Eu realemente chorei com esse discurso, perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Concordava com voces ate alguns dias atras, quando o IBAMA autorizou o desmatamento amazonico para a construcao de Belo Monte. Naquele momento vi que nos nao temos condicoes de cuidar da floresta. Prefiro uma Amazonia preservada sendo explorada por terceiros que sabem explorar sem desmatar e inundar que uma Amazonia destruida pelos interesses financeiros de industrias e politicos corruptos.
    E como me doi dizer isso...

    ResponderExcluir
  3. Ah, o comentário do Al Gore foi mal colocado no contexto de forma capciosa, ele disse aquilo no sentido de que é pastrimônio da Humanidade e o Brasil tem obrigação de cuidar, não que a Amazônia é território comum. Ele disse isso no contexto do "Uma verdade inconveniente".
    Seu post tem argumentos válidos, não os derrube você mesmo com forçação de barra.

    ResponderExcluir
  4. esse cristovam buarque deveria ser candidato da presidencia outra vez.
    nao soh por esse discurso, mas a ideia de revoluçao pela educaçao q ele defendeu na sua candidatura é o que o brasil precisa

    ResponderExcluir
  5. Excelente post! Me orgulho muito do Cristovam! Viva o Brasil!

    ResponderExcluir
  6. Cristóvam Buarque é o político mais sensato que eu conheço. Um exemplo para todos os outros.

    ResponderExcluir
  7. Cristovao Buarque é O CARA!!

    http://www.nossalei.com.br/
    (nao sei se adianta alguma coisa, mas nao custa nada tentar melhorar esse país)

    ResponderExcluir
  8. Infelismente ele nao tem voz, o governo quando viu nele um homem honesto o afastou e o calou tirando-lhe da evidencia se alinado cada vez mais a corruptos.

    ResponderExcluir
  9. poxa muito bom !!!
    é isso q falta para um mundo melhor!!!

    ResponderExcluir
  10. somos dois... também chorei com o discurso... lindo... foi melhor do que eu esperava quando li o título...

    ResponderExcluir
  11. a amazonia é uma filha de puta pobre, puta pobre quando ñ tem como cuidar do filho doa para alguem q possa....

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a atitude desse senador e como foi feliz na defesa do que é nosso.
    Pena que, ao criar o piso nacional do professor, lei a qual ele se diz um dos autores, ele foi completamente infeliz. (piso nacional do professor - R$ 475,00). Para uma pessoa que tem como bandeira de luta a educação, essa foi uma completa bola fora.

    ResponderExcluir
  13. Olá amigo gostei do post muito legal é bom ver a criatividade de posts únicos na net já que o que a maioria do pessoal hoje só faz copiar o que já é tão manjado continue o bom trabalho sucesso a você, lhe convido a conhecer e a prestigiar nosso trabalho no caixadepandora.net quem sabe possamos fazer uma eventual parceria

    ResponderExcluir
  14. O discurso é antigo, do ano 2000, mas o interesse estrangeiro pela amazônia continua ainda hoje, por isso as palavras apesar do tempo, podem ser usadas para reflexão. Parabéns ao senador, precisamos de mais patriotas e menos políticos demagogos e corruptos.

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a resposta do cristovam
    Conheça meu blog de humor na política.

    DIPLOMASSINHA
    Brincando de diplomacia
    http://diplomassinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu como brasileira, vejo quanto estamos deixando de lado a Amazonia
    para priorizar coisas sem sentido algum.
    mas usando das palavras de Cristóvam Buarque temos que
    internacionalizar as crianças para que atraves da educação entendam
    a importancia da Amazonia e tomem atitudes para mudar a realidade dela.

    ResponderExcluir
  17. Vendo esse post só aumenta minha lamentação pelo Cristovam não ter sido eleito presidente em 2006 (nada contra o Lula que fez um bom serviço). Mas um dia veremos ainda esse homem a frente do Brasil.

    Não tenho partido nem simpatia por um para fazer coro político, mas tenho simpatia pela honestidade e perseverança de que a educação é o princípio de todas as outras questões sociais que esse Senador tem.

    Ele já foi um dos melhores governadores aqui do DF.

    Belo post.

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Vamos nos armar!!!!!!!!!!!!

    ARMAS NUCLEARES!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Palavrinha em ingles mesmo pra todo mundo entender:
    "owno"
    HAHA

    ResponderExcluir
  20. Por que RAIOS esse cara ainda não é presidente ???
    Sempre achei ele DUCARAI, ele sim seria um representante perfeito para o Brasil.


    Diego

    ResponderExcluir
  21. Esse cara é um sonhador que quer posar de humanista. A Amazônia não é commodity. Comparar com petróleo é de uma insanidade sem fim.

    ResponderExcluir
  22. Poucas vezes senti tanto orgulho de ser brasileira,
    e de poder assinar embaixo!

    ResponderExcluir
  23. Lindo o discurso. Mas não vejo tanto entusiasmo na hora de punir e combater os madeireiros. Concordo que a Amazônia não deva ser, nesse momento, intercionalizada - até porque a internacionalização pode ser interpretada como "americanização". Mas uma coisa é fato. Nós brasileiros estamos fudendo com a floresta...

    ResponderExcluir
  24. A tal internacionalização não tem nada a ver com preservar a floresta não, engana-se quem acredita nesse discurso. O interesse deles é pura e simplesmente explorar tudo que ela tem, ou vocês acham mesmo que nas mãos dos americanos ela estaria salva? Governantes americanos são movidos por uma única coisa: DINHEIRO, onde estão as florestas americanas? florestas européias? asiáticas? Destruidas, os únicos países que ainda possuem grandes florestas são os sul americanos e africanos e ainda existe gente preocupada com oque nós fazemos com a NOSSA floresta? Sinto muito, eles não tem moral pra dizer oque devemos ou não fazer, afinal, tudo que eles, os países desenvolvidos, tocaram nos últimos séculos, foi destruido.

    ResponderExcluir
  25. Eles estão certo, infelizmente.
    Para a maioria dos brasileiros o que importa é carnaval, cervejinha e BBB.
    Faz tempo que a Amazônia está abandonada. Muitos políticos devem faturar muito com o desmatamento que ocorre de modo desenfreado.

    É uma pena.

    ResponderExcluir
  26. Lnfelizmente o nosso povo é mediocre,corrupto e burro,salvo por algumas exceções, e digo raras são as exceções,pois o brasileiro madereiro louco por dinheiro acha que pode respirar,comer e beber dinheiro,mas imbecis ainda somos nós que ficamos de cu trancado numa cadeira falando um monte sem tomar uma atitude.Deixo aqui o meu grito de revolva para os politicos que tem o poder na mão,mas as mãos estão ocupadas recebendo propina.Agradeço aqui ao senador Cristovão Buarque por ser uma dessas exceções raras de homem que honra as calças que veste

    ResponderExcluir