Anuncio1

Últimas Nótícias

Brasil toma uma posição acertada, mas complicada aos olhos do ocidente

Manifestante palestino usa bandeira do Brasil em protesto na Cisjordânia

Ato contra muro que separa Israel do território ocorreu em Bilin.
Na semana passada, Brasil reconheceu a existência do Estado Palestino.

Do G1, com agências internacionais
Diante de soldados israelenses, manifestante brasileiro segura bandeira do Brasil durante protesto contra o muro de separação israelense, em Bilin, próximo a Ramallah, na Cisjordânia, nesta sexta-feira (10). Na semana passada, o Brasil anunciou que reconhece a existência do Estado Palestino, nas fronteiras de 1967. A Argentina anunciou decisão semelhante nesta segunda, e o Uruguai afirmou que vai reconhecer a Palestina em 2011.
Diante de soldados israelenses, manifestante palestino segura bandeira do Brasil durante protesto contra o muro de separação israelense, em Bilin, próximo a Ramallah, na Cisjordânia, nesta sexta-feira (10). Na semana passada, o Brasil anunciou que reconhece a existência do Estado Palestino, nas fronteiras de 1967. A Argentina anunciou decisão semelhante nesta segunda, e o Uruguai afirmou que vai reconhecer a Palestina em 2011. (Foto: AP)

Nosso Comentário:

Boa parte do que ocorreu e ainda ocorre hoje no oriente médio tem a ONU e os EUA como os principais culpados. Ao reconhecer o estado de Israel após a 2ª guerra, deveria também ter reconhecido os estado palestinho e evitado um derramamento de sangue de lá para cá.

Essa posição do Brasil é bastante interessante a ao meu ver acertada, porém perigosa. Muitos paises são alinhados politicamente aos EUA, que por sua vez é um forte aliado de Israel e a eles, não interessam a indepedência do estado palestino. Ainda não sei o impacto do reconhecimento dado pelo Brasil aos palestinos, mas certamente Washington, Londres e Jerusalém tentaram retaliar ou menosprezar de alguma forma o nosso país, como fez quando o Brasil  e Turquia assinaram um acordo nuclear com o Irã.

Por: Renato Melo

Nenhum comentário