Anuncio1

Últimas Nótícias

Eike Batista quer expandir seus negócios

EBX, de Eike Batista, oferece US$ 1,2 bi por mineradora de ouro do Canadá

Uma oferta hostil de compra da mineradora canadense Ventana, cujo principal ativo é um projeto de produção de ouro na Colômbia. Se conseguir adquirir todas as ações em circulação no mercado, o grupo brasileiro desembolsará US$ 1,2 bilhão.

Eike Batista já possui uma participação de 20% na Ventana. O Conselho de Administração da mineradora deve se reunir nos próximos dias para analisar a oferta, que não foi negociada com a companhia.
Segundo comunicado da EBX, a oferta será quitada em dinheiro (com recursos próprios em caixa) e pode contar com um possível financiamento. Embute, diz, um prêmio de 26% sobre o valor das ações da Ventana Bolsa de Toronto na terça-feira. A expectativa do grupo de Batista é fechar a operação em 35 dias.
A mina em desenvolvimento da Ventana, uma empresa especializada em pesquisa mineral, se localiza a 400 km de Bogotá. Batizada de La Bodega, tem capacidade estimada de produção de até 11 toneladas de ouro ao ano.
A oferta da EBX ocorre num período de forte valorização do preço do ouro, metal precioso cuja cotação costuma subir em tempos de crise. Isso porque o metal é visto por investidores em busca de de proteção como um ativo seguro.
O negócio, se concretizado, marca a volta de Eike Batista às suas origens. O empresário começou a amealhar sua fortuna intermediando a compra e a venda de ouro e diamantes na Amazônia nos anos 80. Hoje, investe desde minério de ferro e petróleo a restaurantes e hotéis.

APPLE

Batista tem manifestado, em palestras recentes e no seu twitter, o desejo de investir também em empresas de alta tecnologia. Citou como exemplo a possibilidade de instalar no Brasil uma fábrica para montar os equipamentos vendidos pela americana Apple.
Seria uma forma, segundo o executivo, de baratear produtos como o iPad. Procurado, o grupo EBX diz, porém, que não há uma negociação formal com a empresa de Steve Jobs.

Fonte: Folha

Nosso Comentário:

O Sr. Eike Batista figura como o 8º homem mais rico do planeta segundo a revista Forbes no ano de 2010, detentor de um patrimônio avaliado em 27 bilhões de dólares, no mesmo ano a mesma revista o posicionaria ainda como 58ª pessoa mais poderosa do mundo, considerando-o o brasileiro mais poderoso logo após a presidenta eleita Dilma.  Todas as siglas ou nomes de suas empresas terminam com "X" no final, é proposital e significa o sinal da multiplicação.

Claro que o empresário Eike tem muito talento para os negócios, mas também contou uma ajudinha da sorte além da mão de seu pai, o Sr. Eliezer Batista que foi ministro das minas e energia no governo João Goulart. Teve inclusive informações privilegiadas de
onde deveria investir dinheiro e obter um alto retorno financeiro.  Curiosamente, Eike investiu em ouro e diamante, justamente uma área de atuação de seu pai como ministro.

Aos 25 anos, o dono das empresas do "X" já posuia um patrimônio estimado em 6 milhões de dolares. Mais recentemente, suas empresas prestam serviços para petrobrás, há até quem o acuse de receber favorecimentos do governo do PT para obter concessões de exploração de petróleo e gás. Não seria dificil, já que Eike foi um dos grandes contribuidores para a campanha da então eleita Dilma.

Por: Renato Melo

Nenhum comentário